Nós sabemos que escolher a escola do seu filho não é uma tarefa fácil. Os fatores mais comuns de decisão são os referentes à qualidade de ensino, estrutura, localização e etc. Porém, a segurança do local também deve ser um critério importante e determinante, afinal, é isso que trará a tranquilidade em saber que o seu filho está bem e em um local seguro.
Criar um ambiente seguro que não atrapalhe o desenvolvimento do ensino não é algo tão difícil assim. Investir em equipamentos tecnológicos e eficientes faz toda a diferença para manter a escola segura e ganhar a confiança dos pais e responsáveis. Lembre-se: os nossos projetos e orçamentos não são pensados somente pela logística e preço, sempre se considera as funcionalidades e as consequências no dia-a-dia, damos o nosso máximo para que a sua rotina não seja alterada (só se for pra melhor
Para que você (pais ou gestores/diretores) saiba se a sua escola está segura, listaremos alguns dos itens mais importantes:
Controle de acesso
Essa é a parte mais básica da segurança, saber quem entra e quem sai da instituição é fundamental. Não se limite apenas às catracas tradicionais, você também pode utilizar o controle de acesso através de tags, cartões de aproximação e até mesmo reconhecimento facial, evitando contato e filas no local de acesso.
Você também pode restringir o acesso em outras áreas do local, como a piscina, cozinha, laboratórios e entre outros ambientes que podem apresentar riscos.
Vídeo Monitoramento – CFTV
Este é o sistema que permite o monitoramento dos ambientes protegidos, isso porque ele reúne o sistema das câmeras, dos gravadores (DVR e NVR) e os softwares (gestão e visualização de imagens). Quanto maior a resolução, maior a nitidez e qualidade da imagem, podendo ver os mínimos detalhes de todos os locais protegidos. Além disso, há o recurso de varredura, que identifica detalhes, como o rosto, tatuagens e objetos. Por isso que o investimento vale a pena!
Em todo sistema completo, os gravadores (DVRs ou NVRs) também estão presentes. São eles que permitem o armazenamento das imagens, para caso elas precisem ser averiguadas posteriormente.
Monitoramento em tempo real – Algumas creches e berçários já permitem que os pais/responsáveis acompanhem a criança em tempo real através do celular. Com câmeras conectadas a internet, qualquer imagem pode ser acessada por meio do login e senha no aplicativo ideal.
Alarmes
Estes sistemas são equipados com sensores que detectam movimentações em horários/áreas não permitidos, emitindo um sinal de emergência de sirene no local, nos celulares cadastrados e até na central da empresa contratada. Este sistema também é indispensável, ele é o alerta de situações que podem ocorrer (como uma invasão).
Sistemas de incêndio
Este é mais um sistema que precisa de uma atenção especial, afinal, as consequências de um incêndio ultrapassam a questão das perdas físicas, sendo a maioria irreparável e com grandes perdas sociais e econômicas.
Por conta da grande circulação, a proteção deve ir além da sinalização e dos equipamentos básicos (extintores, luzes, escadas de emergência), um sistema de incêndio mais completo possível é o mais recomendado. Eles detectam a fumaça e sinalizam em todos os ambientes, causando uma evacuação antes dos maiores perigos. Quando for escolher, priorize centrais de alarme, acionadores manuais, detectores e sinalizadores, mas não esqueça da iluminação de emergência. Além disso, este tipo de sistema também funciona em casos de falta de energia.
Vale lembrar que este sistema não salva o local por si só e que é necessário uma boa, responsável e atenciosa gestão, tanto pela parte da empresa contratada quanto pela parte da administração da instituição. Bons equipamentos e uma estrutura funcional auxiliam muito, mas a colaboração de professores, funcionários, pais e alunos é o que vai garantir a segurança de todos.
E aí? A segurança da sua escola está em boas condições? Caso precise de melhoras, chama a gente! Mandaremos um especialista para te visitar e montar o seu orçamento :). E não se esqueça de assinar o nosso newsletter para ser notificado no e-mail sobre as nossas atualizações semanais!
Fonte: Intelbras.