A administração condominial vai além de pagar as contas e gerenciar as manutenções, o síndico precisa esta ciente da complexidade do assunto, garantindo a segurança e a paz entre os moradores.
Apesar da sua experiência no cargo, revisar e reavaliar as ações de vez em quando é realmente necessário. É muito comum que deixemos passar alguns pontos, por isso é importante revisar a sua rotina.
Independente da forma de gestão, sempre há desafios comuns a todos. Para ajudar, listamos as principais prioridades que devem estar presentes na rotina, evitando grandes problemas futuros e tornando tudo mais eficaz:
1. Mantenha as contas e documentos em ordem
Essa é a parte mais burocrática da administração condominial, mas uma das mais importantes. Todos os documentos devem estar sempre em ordem para contribuir com a gestão. Se quiser facilitar o processo, pode manter tudo digitalizado, isso facilita o compartilhamento e evita extravio/perda.
É importante ressaltar que há outros documentos e contas que devem ser guardados além da contas de luz e água, tais como: comprovantes de prestação de serviços, atas de reunião, lista de bons fornecedores, orçamentos realizados antes da contratação de serviços, entre outros.
Nesse ponto, o principal benefício é a transparência de todos os processos e uma grande garantia jurídica.
2. Reavalie a segurança
De longe, a segurança é um dos principais benefícios dos condomínios e, por conta disso, deve ser uma prioridade na administração.
Para garantir que a segurança está em dia, avalie os pontos fracos e fortes do condomínio, liste prioridades, faça orçamentos e apresente soluções para os moradores. Se o seu serviço de segurança atual não está sendo suficiente ou eficiente, entre em contato para receber o melhor serviço e orçamento!
3. Treine os seus funcionários
A boa administração também precisa de bons funcionários. Não importa se há 2, 5 ou 20, todos devem seguir as regras de conduta (que devem estar claras) e totalmente orientados sobre o que fazer. Também é importante que não haja acúmulo de funções, algo que é comum mas muito prejudicial, podendo levar a até processos judiciais!
4. Seja transparente e firme
Os estatutos e manuais do condomínio são como se fossem leis internas do condomínio, servindo para embasar as ações do síndico e evitar desentendimentos. Caso o seu condomínio não tenha esses documentos, já passou da hora de convocar uma reunião para a elaboração do manual. É através desse documento que todos podem ficar cientes da regras e segui-las.
5. Peça ajuda
A administração condominial é complexa e trabalhosa, não hesite em pedir ajuda se você não souber muito sobre o assunto. Inclusive, em muitos casos, é recomendado contratar serviço de empresas especializadas no assunto. O síndico deve ser competente na função, transparente e justo. porém não pode exercer outras áreas e funções que estão além do seu cargo. O diálogo é a chave principal para uma boa administração condominial, os moradores devem ajudar também.
Caso tenha dúvidas sobre o assunto, é só deixar o seu comentário que iremos responder o mais breve possível! Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para acompanhar as dicas que podem ajudar o seu condomínio 🙂
Fonte: Intelbras