Para combater a criminalidade, os investimentos e avanços nas tecnologias de segurança estão cada vez maiores. Sempre há inovações no mercado, soluções de controle de acesso mais modernas e sistemas cada vez mais integrados, tudo para garantir um condomínio seguro.
Mas isso não é o suficiente para evitar os problemas. Independente da qualidade do seu sistema e dos seus funcionários, a colaboração dos moradores também é fundamental para a segurança. Afinal, todos devem sempre colaborar.
Inclusive, há muitos assaltos que acontecem graças aos momentos de distração. Uma dessas situações, por exemplo, acontece quando a pessoa para o carro antes que o portão abra, sendo abordado nesse momento de vulnerabilidade. Aliás, diversas pesquisas apontam a portaria como o local mais vulnerável. Segundo uma estatística do Secovi (Sindicato da Habitação), 90% das invasões em prédios residenciais acontecem pelas entradas de veículos e de pedestres.
Infelizmente, este número não para de crescer: um levantamento da GloboNews com base em dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostra que só naquele estado houve um aumento de 172% nos roubos e furtos a condomínios entre 2015 e 2016. Essas são só algumas evidências do porquê os moradores devem ajudar na segurança.
Como o morador pode contribuir para um condomínio seguro
Para ajudar na segurança do condomínio, o morador não pode esquecer de algumas atitudes fundamentais. Manter sempre as portas do apartamento e dos blocos trancadas é um bom começo, algo simples que muitas vezes é esquecido.
Há um rápido comum de queixar-se dos protocolos de segurança mais rígido quando o visitante já é frequente no condomínio. Porém, independente de quem seja o visitante, as regras de segurança devem ser sempre seguidas a risca por todos. Comportamentos que interferem na segurança podem colocar em perigo todos os moradores e funcionários.
O manual de segurança
Para que os procedimentos estejam sempre claros, o condomínio deve sempre manter um manual de segurança. É importante que esse manual seja aprovado em assembleia, entregue a todos e que uma cópia esteja sempre disponível na portaria.
O documento deve constar as regras, como as de acesso de fornecedores e empregados, e as penalidade para quem descumprir o combinado. Especialistas recomendam que ele seja elaborado por um comitê de segurança (eleito pelos condôminos).
O Secovi-SP disponibiliza em seu portal um manual de segurança que pode ser usado como referência. Nele, há um item destinado aos moradores no qual o sindicato fornece algumas orientações.
Veja as principais:
- É importante que o morador participe das reuniões referentes à segurança. Vale a pena também ingressar na comissão de segurança do seu condomínio;
- Traga sempre informações relativas à segurança. Essas sugestões são valiosas para aperfeiçoar a proteção de todos;
- Conscientize seus parentes e funcionários sobre a importância da integração de todos para manter o condomínio seguro;
- Jamais contrate empregadas domésticas, motoristas e babás sem a documentação e as respectivas referências dos candidatos;
- Não deixe as chaves de seu apartamento nem seus objetos pessoais na portaria. Se for o caso, deixe com algum vizinho de confiança;
- Ao mandar fazer cópias das chaves, acompanhe pessoalmente o processo;
- Em caso de viagem prolongada, providencie para que uma pessoa de confiança tome conta de sua residência;
- Caso resida no primeiro ou segundo andar de um prédio, proteja as áreas de acesso com grades reforçadas;
- Instale olho mágico nas portas. Instale trincos e trancas complementares, dando preferências as fechaduras quádruplas ou digitais;
- Caso possível, coloque alarmes com dispositivos sonoros nas principais entradas da sua casa;
- Se o portão da garagem funciona por meio de acionamento automático, aguarde até seu fechamento total antes se se dirigir para sua vaga;
- Quando entrar no condomínio, identifique-se ao porteiro. Abaixe o vidro ou acenda a luz interna;
- Ao estacionar, nunca deixe seu veículo aberto ou com objetos à vista.
Apesar de tudo, muitos moradores podem pensar que esses cuidados são simples, mas eles são necessários para garantir a segurança de todos.
Cuidar do seu condomínio é a nossa especialidade, entre em contato para solicitar o melhor orçamento e garantir a segurança da sua casa!
Fonte: Intelbras.