Todo mundo já se estressou quando o computador desligou antes que o trabalho fosse salvo, ou quando atrasou uma entrega com o cliente porque perdeu dados com as oscilações de tensão que danificaram os computadores. Conheça a solução para esses e outros problemas: o nobreak.
O nobreak, ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês), é um dispositivo que mantém os equipamentos eletrônicos seguros e funcionando mesmo com queda de energia. Ele funciona através de uma bateria interna, que alimenta os equipamentos com a tensão regulada, o que os protege.
Gostou da ideia? Então vem conhecer as qualidades do dispositivo!
As principais vantagens
O nobreak também consegue manter os equipamentos seguros através do “filtro de oscilações”. Poucas pessoas sabem, mas as oscilações de energia são prejudiciais para alguns aparelhos. O nobreak consegue estabilizar a tensão – quando usado como fonte, não há variações no fluxo de energia durante a mudança do modo “rede” para o modo “baterias”, ou seja, o aparelho não fica inativo e pode ser desligado de forma mais adequada, sem queda brusca.
Além de proteger os equipamentos conectados, o nobreak também garante a segurança do local em caso energia seja cortada de forma proposital ou por tempestades, por exemplo. Ele consegue manter alarmes, câmeras, cercas elétricas, porteiros eletrônicos, controles de acesso entre outros, funcionando, garantindo a segurança e tornando a solução mais completa.
Não podemos esquecer que é possível evitar os prejuízos causados nas quedas de energia. Computadores, servidores, telefones, internet e vários outros equipamentos são essenciais para o funcionamento de uma empresa (mesmo que pequena). O tempo de inatividade pode causar diversos prejuízos, tanto por conta da falha de comunicação com o cliente quanto na perda de um projeto.
Nobreak × Estabilizador × Gerador
“Já tenho um estabilizador, preciso de um nobreak? E se eu comprar somente um gerador, é a mesma coisa?”
Apesar de o estabilizador e gerador serem semelhantes ao nobreak, não é a mesma coisa! Os estabilizadores conseguem proteger os aparelhos eletrônicos das oscilações de tensão, mas não gera energia. Os geradores garantem o abastecimento de energia por um longo tempo, sendo ideal para locais que precisam de uma autonomia maior (supermercados, hotéis, etc), mas pode demorar para ligar.
O nobreak pode fazer o papel dos dois. Porém, a melhor solução é a combinação entre o gerador e nobreak, assim a energia é garantida até que o gerador seja ligado e nenhum aparelho é danificado.
As proteções oferecidas:
Proteção contra subtensão
A subtensão ocorre quando há uma redução na tensão da energia, que pode acontecer até quando ligamos vários equipamentos em uma mesma tomada.
Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão reduzir drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.
Proteção contra sobrecarga
A sobrecarga ocorre quando a carga da tomada é maior do que o equipamento deve receber.
Como o nobreak opera? Os sensores que monitoram a carga conectada avisam por meio de sinais sonoros quando há excesso de carga. Para resolver a sobrecarga é só desligar um ou mais equipamentos.
Proteção contra curto circuito
O curto circuito ocorre quando há uma passagem elevada de corrente elétrica.
Como o nobreak opera? Ele conta com componentes de proteção, evitando que os equipamentos ligados ao nobreak sejam queimados.
Proteção contra sobreaquecimento no inversor
O sobreaquecimento no inversor ocorre quando a carga ligada no nobreak é maior do que é oferecido pelo dispositivo.
Como o nobreak opera? Quando ocorre sobrecarga, é acionado o modo bateria.
Proteção contra sobretensão
A sobretensão ocorre quando há uma elevação na tensão fornecida.
Como o nobreak opera? Ele conta com componentes que fazem a regulação da tensão. Se a tensão aumentar drasticamente, o nobreak entra em modo bateria.
Proteção contra descarga total/sobrecarga da bateria
As descargas podem acontecer de duas formas: carga alta e descarga rápida ou carga baixa e descarga lenta.
Como o nobreak opera? Ele conta com uma proteção de nível, que mantém as baterias com uma carga mínima, evitando que ocorra a descarga total.
Agora que você entende os benefícios, não se esqueça de ver qual se adapta a sua necessidade e garantir o seu. O equipamento não recomendado em empresas, mas também em residências e condomínios! Fique atento ao nosso blog e até a próxima 😊.
Fonte: Intelbras.