Apesar de todas as qualidade e benefícios, sempre há o mesmo questionamento sobre a portaria virtual: “e se a conexão com a internet for perdida?”. Muitas pessoas pensam que nessa situação nada mais iria funcionar, mas não! O sistema continua funcionando, mas sem a comunicação com a central. Então apenas os visitantes e prestadores de serviços que não conseguirão entrar.
Apesar de não ser da nossa responsabilidade, sabemos que muitas empresas de internet são lentas na solução de problemas e é por isso que recomendamos que haja duas redes de empresas diferentes. Além da queda, há muitos outros problemas que atrapalham o uso da internet, então, eis aqui algumas questões muito comuns que você pode executar em seu WiFi e como corrigi-las:
Conexão de Internet lenta
Causa: O problema mais óbvio com a velocidade do WiFi é a distância do roteador, que diminui o rendimento.
Solução: Para corrigir esse problema, é só se aproximar do roteador. Se esse é um problema constante, posicione o roteador em um local mais alto e longe de outros dispositivos/canos internos que podem interferir no sinal, no centro da sua casa. Se não funcionar, considere comprar um roteador, como o Twibi.
Causa: A falta de banda larga também é um problema. Se todos os habitantes estiverem usando os seus dispositivos, a velocidade de sua Internet está sendo distribuída entre eles.
Solução: Desconecte todos os dispositivos não utilizados. Se várias pessoas estão na rede, você pode conectar um ou mais dos dispositivos diretamente ao roteador pelo cabo. Mas pode ser que você não tenha velocidade de Internet rápida o suficiente ou que alguém esteja usando aa sua rede sem a sua permissão.
Causa: A interferência pode ser um problema, especialmente em áreas congestionadas. Quando a maioria das pessoas configuram as suas redes WiFi pela primeira vez, elas deixam as configurações inalteradas, o que significa canais de frequência wireless padrão, como 1, 6 e 11, o que as tornam muito suscetíveis a ruídos.
Solução: Muitos modelos de roteadores recentes são capazes de selecionar automaticamente as frequências menos utilizadas na reinicialização. Reinicie o roteador, ou faça o login no painel de administração e selecione um canal diferente.
Causa: Durante o horário de pico, a velocidade pode diminuir para todos.
Solução: Tudo o que você pode fazer, se possível, é tentar agendar o seu uso fora do horário de pico.
Causa: Novos padrões têm sido colocados em prática, a fibra está mais ampla e quase todos dispositivos precisam de WiFi. O problema pode ser um roteador ultrapassado.
Solução: É hora de comprar um novo!
Sem conexão com a Internet
Causa: Periodicamente, algumas falhas podem acontecer ao roteador ou ao modem, ou a ambos, o que faz com que eles simplesmente parem de se comunicar. Nem sempre há uma explicação, isso apenas acontece.
Solução: A melhor maneira para resolver isso é puxar o plugue. Exatamente isso, retire o modem e o roteador da tomada de alimentação e aguarde pelo menos 30 segundos antes de ligá-los na tomada novamente.
Causa: Um dos problemas mais comuns que acontecem é a conexão com a Internet cair completamente, não devido a um problema de hardware, mas sim uma interrupção maciça do serviço.
Solução: Não há muito o que fazer nesse caso. Você pode usar uma rede pública ou pegar o telefone do seu provedor de serviços de Internet e dizer que você está sem conexão. Infelizmente, isso geralmente não fará muita diferença e nem vai acelerar o tempo de recuperação, mas pode ajudar o seu provedor a saber mais sobre quais áreas estão sendo afetadas por uma interrupção.
Se os seus problemas com conexão são frequentes, o melhor a se fazer é comunicar a empresa provedora da sua internet para que os especialistas procurem uma solução. Se os problemas continuarem mesmo após a manutenção profissional, buscar uma nova empresa provedora é uma boa opção.
Não se esqueça de usar sua rápida internet para acompanhar o nosso blog e se manter sempre atualizado 😉.